Ressignificar

Ressignificar

O que é possível fazer para promover a Ressignificação, o florescimento das pessoas, nas empresas e nas comunidades?

As pessoas que procuram um coaching individual ou em grupo, fazem parte de comunidades e/ou de empresas, como seus proprietários e empregados. Tanto no processo de coaching como em uma terapia, desenvolve-se uma nova percepção, ampliando-se a maneira de sentir e pensar, a partir do cultivo dos recursos que as pessoas das comunidades ou das empresas têm de melhor.

Eu trabalho como coach e como psicóloga clínica de orientação psicanalítica.  O procedimento utilizado para que o processo terapêutico seja breve, tem o foco, no que funciona bem, nas forças e nas virtudes, além de usar o método Ericksoniano.

Ao receber o cliente e ouvi-lo, a compreensão dos objetivos e de suas queixas, são percebidas como a referência da mudança que o cliente está se propondo fazer. Uma pergunta que ajuda a construir um bom prognóstico é: “O que vai estar acontecendo de maneira prática, para que você chegue à conclusão de que sua terapia deu certo?”

É usado um exercício de relaxamento, no qual continuamos a conversar com o cliente sentado confortavelmente, sem o estímulo visual do ambiente, fechando os olhos. Momento em que o foco fica direcionado somente para si. Durante o diálogo é pedido para que observe, no intervalo entre as sessões, tudo que funcione bem. O enfoque é na construção de uma nova perspectiva na direção do que já funciona bem, ampliando assim, a forma de sentir e pensar, proporcionando um novo significado para as experiências da vida que segue.

O processo de coach não se propõe a ser uma terapia, mas, como a vida em si, em muitos aspectos, é terapêutico. O coaching também amplia a percepção do cliente, favorecendo o autoconhecimento e o desenvolvimento de habilidades para perceber a vida por novos ângulos.

Essa é uma das maneiras de promover a ressignificação, o florescimento das pessoas, tanto nas empresas, quanto nas comunidades. Muitas vezes, ter o foco em tudo que funciona bem, estimula a percepção de que, as forças e virtudes já estão dentro de cada indivíduo que vive em comunidade, sejam eles os empresários, ou os funcionários das empresas.

Léa Machado. Psicóloga Clínica e Hipnoterapeuta.

Psicólogos e Coaches Psicólogos e Coaches
doraaszegedi@gmail.com