Coaching: uma verdadeira pós graduação em si mesmo

Coaching: uma verdadeira pós graduação em si mesmo

Rafael Gonzaga – Coach – 98779 7080

Definir o objetivo de um processo de coaching é o primeiro passo do nosso trabalho. Se não estiver muito claro para o  coach onde o cliente está e aonde ele quer chegar, não será possível prosseguir no processo. Clientes não nos pagam para encontrarmos um lugar qualquer. Qualquer lugar é para qualquer um. Quem contrata um processo de coaching está buscando um lugar específico no qual possa se sentir plenamente realizado.

Muita gente começa o processo de coach sem saber aonde chegar e fica perdido. Saber aonde se precisa ir é o elemento crítico do processo. Para que essa definição fique bem clara, é preciso fazer muitas perguntas que farão o cliente refletir sobre a área de sua vida a qual pretende alavancar com o processo. É pensando nessa área de alavancagem que todo o processo de coaching se desenvolve. É preciso escolher apenas uma área porque um dos pilares do coaching é o foco.

Área de alavancagem é a área da vida do cliente que, se bem trabalhada, trará resultados que tenham um impacto muito significativo na vida dele. Podemos citar alguns exemplos de áreas: desenvolvimento intelectual, realização pessoal, propósito de vida, família, filhos, recursos financeiros, relacionamento amoroso, vida social, diversão, saúde, equilíbrio emocional, espiritualidade, etc. Dentro de uma visão sistêmica, onde todas as áreas de nossa vida estão interligadas, procuramos perceber a área que, ao ser melhorada, influencia positivamente o maior número de outras áreas.

A mudança costuma ser um processo doloroso no qual o cliente  passar por uma série de fases, tais como: imobilização, recusa, raiva, reclamação, depressão, testar, conformar e aceitar. As fases são importantes para nos preparar para o futuro. As pessoas mais maduras conseguem ir diretamente para o nível de aceitação, criando situações de aprendizagem mais rapidamente. O coach auxilia nesse processo de resiliencia tentando manter o foco na solução e a mente alinhada com a meta.

O cliente está acostumado a pensar de uma forma que é diferente daquela que o coach o ajudará a pensar. Muitas vezes, o cliente pensa que está se comunicando com o mundo e com ele mesmo, mas as questões podem não estar claras até para ele. E mesmo que estejam, estamos fazendo muitas perguntas para que ele reflita ainda mais. O poder das perguntas se dá quando o cliente reflete sobre coisas que até então ele não tinha refletido antes. Clarear o problema é um processo de se retirar um pouco a graxa, a ferrugem, até ele começar a desenvolver o raciocínio. O meu trabalho é esse: clarear as ideias do cliente a fim de que ele se conheça e se esforce para gerar a potência necessária para sua autorrealização.

TT Host
suporte@tthost.com.br