Coaching para a ansiedade em concursos e vestibulares

Coaching para a ansiedade em concursos e vestibulares

 

Rafael Gonzaga – Coach – 98779 7080

Não conheço nada mais eficaz para lidar com o excesso improdutivo de ansiedade do que a consciência do foco no processo em oposição ao foco no resultado. Vamos exemplificar esse conceito com o exemplo do vestibulando. O vestibulando que tem o foco no resultado preocupa-se mais com a prova que está no futuro do que com os estudos do dia de hoje. De tão focado na meta final, deixam de estabelecer as metas intermediárias de estudo. Essas pessoas normalmente não têm um plano e por isso se perdem no amontoado de matérias a serem estudadas. Para manter a foco no processo, a meta precisa deixar de ser a meta final e passar a ser a meta do dia. A ansiedade acaba quando se percebe que cumpriu a meta todo dia. Por isso, é preciso quebrar uma meta grande em metas diárias.

A forma como o estudante encara o processo de sua formação pode tornar a jornada desgastante e sofrida ou leve e alegre. O foco no processo gera no máximo uma preocupação com as matérias e conteúdos que se propôs a estudar no dia de hoje e eventualmente não consegue. Essas pessoas pensam na meta final como consequência de seus esforços de cada dia. Dessa forma, a sensação de que cumpriu a meta se dá diariamente.

O foco no processo alivia tensões, gera prazer no aprendizado e faz o candidato viver com mais intensidade. Michel Jordan diz que no jogo é mais importante o foco na bola do que no placar. Em seu livro “Nunca deixe de tentar”, ele sustenta o quanto é importante fixar metas de curto prazo, pois cada pequeno passo o conduzia às etapas seguintes. A ideia do foco no processo consiste em uma atitude mental que contribui para que o indivíduo desenvolva a autoconfiança e neutralize cobranças e preocupações exageradas que possam paralisá-lo. Conte com o meu processo de coaching para descobrir quem você precisa se tornar para passar em concursos e vestibulares.

TT Host
suporte@tthost.com.br